O que toda mulher precisa saber sobre saúde emocional

As mulheres em geral são mais propensas a terem desequilíbrio emocional, não precisa ser nenhum expert sobre assunto para chegar a essa conclusão, já que todo mundo sabe que as mulheres sofrem de TPM (Tensão Pré Menstrual).

Mulheres sofrem de fatores hormonais, isso acontece desde da formação no ventre materno, por conta disso, apresentam riscos e sintomas com mais facilidades como o pânico, doenças emocionais e depressão.

Com o avanço da idade os riscos ainda são iminentes…

Já na adolescência esses sintomas podem aparecer, principalmente no inicio da vida sexual, onde ocorre as mudanças com o corpo é a grande necessidade de tomada de decisões, todo esse processo faz parte do amadurecimento emocional.

Já na fase adulta as mulheres tendem a sofrer de bastante instabilidade emocional causado pelo o estresse. A alteração hormonal é algo que irrita bastante as mulheres, gerando sensação de incerteza, tristeza, esses sintomas tendem a ser mais intensos com o aumento das responsabilidade da vida adulta, tais como trabalho, casa, esposo e filhos.

Se tratado é possível que as mulheres se mantenha bem equilibradas enquanto as crises emocionais, mesmo com todos os desafios diversos, as emoções nesta fase da vida, ficam descontroladas que nem montanha russa.

Entenda alguns fatores de proteção:

  • Mantenha a sua autoestima em dia, é preciso estar preparada para lidar com todos os sentimentos de pressão, isso favorece a tomada de decisão e como o individuo encara as mudanças da vida.
  • Com o tempo as meninas aprendem a lidar com os seus hormônios e suas alterações, aprendem a lidar com os sentimentos e emoções, tendo equilíbrio de todos os seus desafios.
  • Desenvolva uma vida social mais intensa e interativa, tenha amizades descontraídas, realize atividades físicas, mantenha a sua vida ativa.
  • A depressão nas mulheres tendem a ser desenvolver por alguma decepção ou violência, depois de uma experiência ruim as mulheres tendem a ser fechar em um mundo, se encherem de temores, dúvidas e incertezas de como será o futuro.
  • Dai que surge a necessidade de manter uma vida ativa, rodeada de pessoas felizes que te façam bem, se apegue a sua religião, a fé pode ser uma base para que você encare os seus medos e anseios.
  • Compartilhe os sentimentos e angustias com alguém de sua confiança, dessa forma as mulheres tendem a desenvolver mais segurança para seguir os desafios da vida, aprenderão como se proteger da solidão.

A saúde emocional não se resume apenas em ter boas condições física, mais também em todos os outros aspectos do nosso ser, sendo elas mental, espiritual e emocional que estão interligadas uma a outra.

A vulnerabilidade pode atingir qualquer pessoa, o modo que encaramos os problemas é o nosso maior aliado, faça uma reflexão importante. Como você lida com a irritação, baixa autoestima e o estresse?

Muitas pessoas tem dificuldade de lidar com os problemas emocionais, com isso é capaz de desencadear o desequilíbrio emocional com pensamento destrutivos que pode afetar a saúde emocional.

É preciso adaptar a sua vida social, mudar sua rotina, seus hábitos para lidar com as tarefas diárias. De fato isso compromete a sua autonomia e qualidade de vida, sentimentos como este precisam receber tratamento especifico.

As pessoas que tem o emocional saudável, conseguem controlar suas emoções e o seu comportamento, são capazes de enfrentar qualquer desafio que a vida propõem, dessa forma, conseguem construir relacionamentos mais fortes e saudáveis, além de ser recuperarem facilmente do fracasso.

O esforço é idêntico com o da saúde física, também é preciso empenho para obter ter uma saúde mental e emocional em dia, melhorar a saúde emocional é uma experiência mais do que gratificante.

Finalizando…

Pessoas que tem bom controle emocional, conseguem equilibrar e controlar suas emoções e comportamento , tendo assim um saudável controle emocional, capaz de enfrentar a rotina diária de maneira tranquila, pessoas com controle emocional tem facilidade para aceitar o fracasso da vida, além também de saber como superá-lo.

Seja otimista, pessoas positivas tendem a conquistar com mais facilidade seus objetivos, porque de fato acreditam neles, na realidade a proporção e o esforço para conseguir desenvolver um bom empenho emocional é o mesmo, o reflexo desse controle é positivo em qualquer aspecto da vida.

A saúde emocional está relacionado ao seu bem estar, aquilo que te faz bem, pode reparar que quando estamos chateados, tristes, angustiados o nosso estado de ser é um emocional desequilibrado, procurando respostas e forças dentro de milhares incertezas, medo e possíveis frustrações.

É importante sempre expor a alguém suas tristezas, é óbvio conte somente a alguém de sua confiança, essa é uma forma que você tem de desabafar, expor seus sentimentos, as coisas que de alguma forma lhe trazem angustia, você verá que após contar tudo, seu peito ficará aliviado (a) , compartilhe os seus momentos, divida os seus sonhos com alguém.