Cuidados com a saúde emocional – confira as 10 dicas valiosas

Com saúde não se brinca, quando o assunto é saúde não estamos se referindo apenas ao bem estar físico, mais também ao seu bem estar emocional. O simples fato do individuo saber lidar com as emoções e dificuldades da vida é considerado uma inteligência emocional.

Saúde emocional é a capacidade que o individuo tem de reagir sob as diversidade de emoções, diante dos estimulos que também pode ser diversos, tais como

Empatia pelo o próximo, controle das situações, sensatez, perseverança e resiliência, lendo isso, pensamos que parece humanamente impossível um ser humano ter controle de todas as suas emoções.

A saúde emocional ser estiver saudável deixa a sua vida mais leve, confira algumas dicas valiosas para manter a sua saúde mental em dia.

Desacelere

Tente ir mais devargar, não queira resolver as coisas na sua hora, porque nem sempre dar certo, evite decepções, não tente, jamais carregar o mundo nas costas, permita-se a momentos de lazer e calmaria, agindo dessa maneira, você elimina as chances de ficar ansioso (a) e estressado (a).

Seja qual for a escolha, persista!

Ser você é uma pessoa resistente a mudanças, corre um grande risco de comprometer a sua saúde emocional, quando você desiste de algo, principalmente das coisas que lhe fazem mal, significa dizer que automaticamente aceitou aquela situação na sua vida.

Aprenda a aceitar as mudanças que chegam a você, não insista em bagagens pesadas ou algo que já expirou o prazo de validade em sua vida, libere o rancor, pratique o desapego.

Se livre do passado!

A vida é uma roda gigante de mudanças constante, de uma hora para outra tudo pode mudar. Permita-se a conhecer o novo, aceite a vida como ela é, escreva uma nova história com muita fé e motivação que as coisas irão dar certo.

De inicio pode ser doloroso, mais com o tempo você conseguirá seguir em frente de cabeça erguida, quando uma porta se fecha, outra graças a Deus se abre, no oferecendo novamente experiências emocionais cada vez mais excitantes.

Deixe de lado o perfeccionismo, isso não quer dizer que você vai fazer algo mal feito, apenas indica que você irar cobrar menos de si mesmo, uma pessoa perfecionista demais tendem a ser estressar demais também, além de ser extremamente individualista.

Já que não pode delegar suas tarefas, pessoas com essa característica tendem a acreditar muito em seu próprio trabalho, tentando ser perfeito perante as outras pessoas e coisas, se sufoca de emoções e se autocorrige diante das suas conduta, ficando uma pessoa saturada e estressada, perfeccionismo de mais, tende a sentir dificuldade de gostar de si mesmo, além de não ser tolerante as falhas, em geral pessoas perfectionistas sofrem um grande desgaste emocional.

Afaste de relacionamentos destrutivos e pessoas com negativismo, o pessimismo deixa qualquer pessoa doente, procure se afastar de gente assim, sua saúde mental e emocional com certeza vai agradecer.

Jamais tente controlar os outros, parece até clichê, adotar uma postura meio narcista pode contruir e fortalecer um relacionamento saudável.

Ser doar demais para alguém é um grande erro, primeiro você precisa gosta de si mesmo, pois somos seres humanos, é cada um possui suas diferenças, na realidade seria uma extrema ignorância de nossa parte achar que as pessoas vão seguir as nossas vontade. A única pessoa que pode mudar você é si mesmo, por isso, seja tolerante, aceite a vida como ela é, ser controle mesmo e ser cobre de menos também.

Ser você perceber que não vai conseguir fazer isso sozinho, procure a ajuda de um profissional terapeuta, que vai te ajudar a tratar e equilibrar suas emoções.

A saúde emocional estar muito relacionada a ser sentir em paz com o seu presente, passado e futuro, e saber que você pode contar com as pessoas que estão ao seu redor, em geral, muitas pessoas ainda se sentem desiludidas a respeito da sua saúde emocional.

Não existe formula mágica para manter bem a saúde emocional, precisamos esquecer o passado, enfrentar o futuro, não existe remédio para isso, que você tome e se transforme em uma nova pessoa.

Não tem como desligar a mente, na realidade você precisa conhecer o seu corpo e nota essa necessidade, é preciso desruir percepções, significados e simples conceitos que alimentamos durante esse longo trajeto.

Para alimentar a sua saúde emocional é preciso equilibrar as suas emoções e sentimentos da maneira correta, durante a nossa vida, aprendemos a contruir os caminhos de maneira correta, aprendendo a lidar com os sentimentos de pressão que toma conta do nosso ser diariamente.

É preciso na realidade acabar com os :
  • Pensamentos limitados;
  • Seja grato (a);
  • Cultive emoções positivas, prazer, paz e inspiração;
  • Cultive relacionamentos positivos e que te coloque para cima;
  • Faça da vida um proposito com significado;
  • Realize e conquiste sonhos e objetivos.
  • Vícios, aprendendo como parar de fumar definitivamente ou parar de beber deu ma vez por todas.