Confira as 7 dicas para manter a sua saúde emocional

A saúde emocional estar relacionada ao nosso desequilíbrio diante dos problemas e a nossa capacidade de amenizá-los, na realidade trata-se da capacidade que temos de encontrar uma saída mais saudável para aquilo que tanto nos incomoda.

As emoções desagradáveis, pensamento negativo podem ser respostas interna de como andar a nossa cabeça, os nossos sentimentos que são responsável por enriquecer o nosso cotidiano.

Na realidade tudo é a forma que equilibramos o que sentimos, que tem influência sob os nossos sentimentos.

Confira as dicas:

  1. Não pare, tenha uma vida ativa, pratique exercícios e atividades físicas, isso ajuda a tirar o foco de pensamentos negativos.
  2. Ofereça a si mesmo, coisas boas. Desfrute das coisas que te fazem bem, seja passear, comer uma boa comida, compra roupas, isso nos ajuda psicologicamente.
  3. Quebre a rotina, experimente outros hábitos, mude o caminho, saia da mesmo, isso ajuda a te estimular.
  4. Tire um tempo somente para você, reserve um tempo em um lugar bonito para lembrar dos momentos felizes, em um caderno anote esses momentos, é sempre que possível leia e releia, é um excelente exercício terapêutico.
  5. Diminua as expectativa, muitas pessoas sonham com a felicidade completa, porém esquecem que existe a possibilidade de frustação, fazer de tudo para ser feliz o tempo todo, pode causar insatisfação, relaxe a felicidade acontece de maneira natural.
  6. Seja uma pessoa grata (o), reconheça o que você tem de bom, agradeça a Deus sempre que possível. A gratidão amplia a capacidade de desfrutar tudo o que temos.
  7. Faça parte, se aproxime! Tenha amigos, faça amizades, mantenha a sua vida social ativa, essa é uma maneira eficaz de reduzir as preocupações.

Veja o porque é importante cuidar da saúde emocional…

Anualmente as pessoas fazem o famoso check-up para verificar como anda a saúde física, as pessoas no geral não tendem a ser preocupar em checar a saúde emocional.

As pessoas só buscam ajuda medica de um psicologo, quando não estão bem emocionalmente, na realidade as pessoas em geral se enganam quando procuram esse profissional somente nos momentos de dificuldade

O grande problema da saúde emocional é quando ela afeta o desiquilíbrio das emoções, fazendo com que o individuo perca o controle de suas emoções e ações diante aos momentos difícil que a vida expõe os mesmo.

No geral as pessoas procuram um terapeuta quando estão desestruturado psicologicamente, nesse momento buscam ajuda para melhorar a qualidade de vida.

Como é feito o tratamento?

No primeiro encontro é realizado uma entrevista, onde o terapeuta verificar e analisa as queixas do paciente, nas sessões do tratamento o individuo começa a entender que o terapeuta não é aquela pessoa que vai julga-lo, é um profissional que se coloca no lugar do outro e consegue fazer o individuo a refletir.

Depois de criado esse vinculo, o terapeuta inicia a transferência do paciente para um psicólogo, o profissional vai trabalhar as suas reais necessidades, o psicologo age no equilíbrio das emoções, ensinando ao individuo a refletir sobre a vida, ver seus caminhos, de fato se autoconhecer.

O importante e ter em mente que sempre deve tentar outra vez, não permita que as falhas te faça a desacreditar nos sonhos impossível, procure o lado positivo das coisas, mesmo que o momento não seja favorável, encontre o propósito das coisas, é a partir dela estabeleça objetivos.

Jamais se preocupe-se tanto, pensamentos negativos, produzem cenários catastróficos e angustiante na cabeça de qualquer pessoa, após uma decepção, goste mais de você.

Evite os pensamentos negativos, evite autopunição, lembre-se sempre das suas qualidades, não apague o seu brilho por conta das suas decepções.

Jamais desista da vida, não vá de encontro a solidão, evitar se socializar, evitar a rejeição acabam de vez com a saúde emocional de qualquer pessoa.

Evite ir em ambientes que não combinam com a sua personalidade, isso diminui a sua vontade de sair, vá a locais que te faça bem, deixe a possibilidade de experimentar novas experiências.

Neste momento parece mais uma fase de clichê de autoajuda, na realidade o ponto inicial de partida é a sua mente, ser a mesma não estiver bem consigo mesmo, saudável. Vai prejudicar de maneira em geral o funcionamento de todo o seu corpo, afinal é a nossa mente que tem controle sob todas as nossas ações.

Uma das doenças que ataca a modernidade hoje é o estresse, doença responsável em acabar com a saúde emocional do seu organismo, tenha momentos seus, exclusivamente para ser cuidar, ter um bichinho de estimação em casa ajuda a tratar possível sintomas de estresse.

Aproveite o lado bom da vida, principalmente se você é uma pessoa jovem, afinal é gostoso demais chegar a velhice e lembrar dos momentos felizes e prazerosos que a vida lhe proporcionou, tenha em mente que quem dar o primeiro passo é você.